sexta-feira, 7 de março de 2008

Operação retranca

Governo não presta informações sobre o Detran

A presidenta da Comissão de Serviços Públicos, Stela Farias (PT), considera preocupante a lentidão do governo do Estado para encaminhar à Assembléia Legislativa informações relativas ao Detran. Segundo inventário feito pela parlamentar, nenhuma das sete solicitações feitas pela CSP ou pela CPI do Detran obteve resposta do Executivo. “O governo é o guardião destes documentos. Como não há justificativa para tanta demora, só podemos supor que se trata de uma ação intencional com o propósito de esfriar as investigações sobre o escândalo que abalou o Detran”, denuncia a parlamentar, que é um dos membros da comissão de inquérito.

No dia 28 de fevereiro, o chefe da Casa Civil, César Busattto, se comprometeu a encaminhar à CSP cópias das atas do Conselho de Administração do Detran e dos estudos técnicos para o equilíbrio econômico-financeiro das atividades prestadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Até agora não enviou nenhuma resposta à Assembléia Legislativa.

Antes disto, em 25 de fevreiro, o presidente da comissão de inquérito, Fabiano Pereira (PT), expediu cinco requerimentos para o Detran, que os repassou para a Casa Civil. As solicitações envolviam os contratos da autarquia com a Fundação Carlos Chagas, Fatec e Fundae, além da lista de todos os contratos e convênios firmados pelo órgão nos últimos 24 meses. Não houve qualquer esclarecimento por parte do governo nem para o alto índice de reprovação dos candidatos à carteira de motorista no Rio Grande do Sul e nem para a contratação de empresas para realização de serviços de guincho. “Estamos diante de uma verdadeira ‘enrolação civil’", critica Stela.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perdão por falar outro assunto!
Mas olhem o Blog da Rosane de Oliveira e vejam o Tópico “Debate Prejudicado”
Fala do Seminário Sociedade Convergente, em que todos os ex-governadores foram convidados.
Só foram, Simon, Jair Soares e Collares.
Mas a pérola e cara-de-pau esta no que ele escreve depois:

“(...)E os três que governaram o Estado no período mais crítico de agravamento da crise não compareceram.”

Que piada....querer misturar o Olívio e excluir o queridinho do Simon....

Um Serrano a vela disse...

Cabe mandado de segurança, apòs transcorrido prazo de razoabilidade para a reuniao dos documentos requeridos, forçando o orgao a apresentar a documentaçao sob pena de responsabilizaçao criminal dos administradores.