segunda-feira, 26 de maio de 2008

As contradições de Lair



Amparado por comentários elogiosos das sucessivas entrevistas que concedeu entre ontem e hoje, Lair Ferst chegou na Assembléia seguro de que sairia ileso após seu depoimento à CPI. Não está sendo bem assim. Questionado pelos deputados, as contradições apareceram:

O chope com Culau

Diferente de Ariosto Culau, que negou ter tratado do caso Detran enquanto tomavam um chope, Ferst disse que o ex-secretário falou “que estava livre da força-tarefa dos contratos”. O assunto foi falado. Alguém está mentindo.

A indicação da Fatec

O ex-presidente do Detran, Carlos Ubiratan dos Santos, disse que a Fatec foi contratada porque foi a única que preencheu os requisitos. Agora, Lair Ferst admitiu que indicou a Fatec para Carlos Ubiratan, seu amigo há mais de 30 anos. Depois de sugerir que o Detran contratasse a fundação de Santa Maria, Lair foi contratado pela Fatec. Ferst também admitiu que indicou as empresas Newmark Tecnologia e Rio Del Sur, de propriedade da sua família, para trabalhar para a Fatec. Novamente, alguém está mentindo.

A relação com Chico Fraga

Diferente do que afirmou duas vezes à CPI o ex-secretário-executivo da Fatec, Silvestre Selhorst, Lair Ferst negou que o secretário-geral de Governo da prefeitura de Canoas, Chico Fraga, tenha intercedido a seu favor quando o contrato do Detran com a Fatec foi rompido e a Fundae assumiu. Nesta troca, as empresas dos Ferst foram excluídas. Selhorst sustenta que Chico Fraga tentou negociar uma compensação para Lair Ferst que giraria em torno de R$ 120 mil por mês, isto é, 6% do valor do contrato entre a Fundae e o Detran. De novo, alguém mente.

A militância no PSDB

Lair disse que era um militante de base do PSDB. Entretanto, indicou um imóvel para abrigar o comitê de campanha de Yeda Crusius e assinou como testemunha do contrato de locação do imóvel. Lair Ferst também admitiu que uma sala alugada pela Newmark foi usada para reuniões da chapa encabeçada pela deputada Zila Breitenbach para o diretório do PSDB. Desta chapa, que foi vitoriosa, também participou a governadora.

Nenhum comentário: