quarta-feira, 14 de maio de 2008

Totalmente inviável


Vinte e nove depoimentos e mais uma acareação em nove dias. É isto que propõe o cronograma proposto pelo relator da CPI, Adilson Troca. Para o nosso leitor ter uma idéia da impossibilidade deste plano, aí vão algumas informações:

1. As cinco sessões de quinta-feira realizadas até agora somaram, aproximadamente, 39 horas. Foram ouvidas treze pessoas: média: 3 horas por depoente. Se proposta de Troca for aprovada, as sessões terão uma duração média de 10 horas; iniciando por volta das 18 horas e encerrando em torno de quatro da manhã.

2. Há, ainda, um indicativo de acareação no dia 29 de maio, às18 horas. O problema é que a proposta estabelece, na manhã seguinte, uma oitiva de mais quatro pessoas.

3. Se acareação iniciar às 18 horas, deve estender-se até às 3 da manhã. Poucas horas depois, os deputados e toda a equipe deverão estar de volta à Assembléia para participar de uma sessão com quatro depoentes. Seriam mais doze horas. Muito provavalmente, a CPI completaria 24 horas de depoimentos, com quatro de descanso.

4. A proposta ignora a rotina dos deputados da Casa, que às terças, quartas e quintas devem comparecer às comissões temáticas e ao plenário. Ignora, também, o trabalho das assessorias técnicas, imprensa e demais profissionais que acompanham a CPI.

5. Além disso, não considera que alguns depoimentos que, provavalmente em nada contribuirão para a condução dos trabalhos da CPI, poderiam ser dispensados.

6. Há um último agravante. O departamento de taquigrafia leva, em média, 72 horas para concluir o trabalho de transcrições. Com um volume tão grande de depoimentos, a realização desse trabalho se tornaria inviável, tanto pelo corpo técnico, como em pessoa, à medida que o departamento também atua nas comissões temáticas e no plenário. Se ainda assim eles acompanhassem as sessões da CPI, dificilmente entregariam esse material antes do dia 10 de junho, após o término dos trabalhos da comissão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pela prorrogação da CPI. Participe do abaixo-assinado:
http://www.petitiononline.com/qw13579/petition.html